ADEQUAÇÃO DA DISCIPLINA DE ECOLOGIA APLICADA ÀS CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS, EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A cada ano, em função das medidas de inclusão, aumenta o número de ingressantes na Universidade Federal do Ceará (UFC) com algum tipo de transtorno ou deficiência. Assim, inúmeros são os desafios para adequar os recursos pedagógicos, visando o melhor aproveitamento possível do conteúdo das disciplinas por esses alunos. No primeiro semestre do Curso de Ciências Ambientais, é ofertada a disciplina de Ecologia aplicada às Ciências Ambientais, na qual são tratados conceitos sobre a estrutura e dinâmica de populações, comunidades e ecossistemas. Neste ano, houve um ingressante deficiente visual e com a pandemia de COVID-19, a disciplina foi ofertada à distância, fazendo com que fossem adotados novos métodos de ensino, que facilitassem a aprendizagem e a inclusão. Dessa forma, este estudo analisa a eficiência do método de ensino em adequação para o aluno deficiente visual. Como a Plataforma Solar da UFC não atende às necessidades de deficientes visuais, a professora utilizou como recurso a plataforma Google Meet para ministrar aulas exclusivas ao aluno, videoaulas do Youtube e tarefas que podiam ser realizadas pelo mesmo a seu tempo, finalizando com a aplicação de provas. Além disso, as monitoras aplicavam diferentes atividades, como quizzes, envios de podcasts e músicas com os assuntos abordados na aula para estimular a criticidade. As dúvidas eram sanadas via Google Meet e WhatsApp, os textos complementares e/ou conteúdos gravados por áudio e transformados em pdf para ser guia de consulta pelo aluno. Todo o conteúdo da disciplina foi contemplado. Os resultados foram satisfatórios, o aluno manteve-se estimulado na participação, sendo questionador durante as aulas, tecendo diversos comentários sobre os temas abordados. Foi aprovado obtendo média equivalente aos demais alunos, evidenciando que os métodos de ensino utilizados durante a pandemia foram adequados, sendo eficazes na transmissão e obtenção do conhecimento por portadores de deficiência visual.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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