ADEQUAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Vanessa Albuquerque dos Santos
  • Vitoria Kananda Pereira de Almeida
  • Pedro Gabriel de Sousa Alves
  • Neliza Maria e Silva Romcy

Resumo

No curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará as disciplinas de Sistemas e Materiais de Construção (SMC) buscam introduzir os alunos no universo dos diferentes sistemas e materiais voltados para a construção de edificações. As disciplinas são divididas em duas fases, sendo a primeira, SMC1, ministrada no terceiro semestre do curso ao abordar as etapas de construção desde a fundação à cobertura, e a segunda, SMC2, no quarto semestre, ao apresentar as etapas de acabamento. Ambas estão bem consolidadas na grade curricular do curso, mas tiveram que se adaptar à adoção do ensino remoto emergencial com a suspensão das atividades presenciais em março de 2020, em decorrência da pandemia da COVID-19. Nesse contexto, este trabalho procura analisar as estratégias didáticas adotadas para a adaptação dessas disciplinas para o formato remoto e sua repercussão junto aos estudantes, no intuito de trazer reflexões que possam colaborar com as futuras turmas. Para isso, foram aplicados questionários por meio da ferramenta digital Google Forms, tendo perguntas objetivas e abertas. As perguntas aplicadas permitiam aos alunos indicar o grau de satisfação com as estratégias utilizadas para o ensino remoto, além de deixar comentários e sugestões de melhorias - considerando as aulas expositivas, material didático, propostas de atividades práticas e acompanhamento. Foram utilizados também os registros realizados ao longo do planejamento e da aplicação da disciplina, além da análise dos trabalhos e discussões junto à turma. A partir das respostas obtidas nos questionários, foi possível refletir sobre a adequação das estratégias implementadas e, desta forma, identificar quais delas apresentam potencial para aplicação em semestres seguintes, considerando a sua eficiência na mitigação dos desafios e dificuldades encontrados durante o ensino remoto, principalmente para disciplinas teórico-práticas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência