ADERÊNCIA DA FORMAÇÃO DO CONTADOR EM FACE ÀS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Marco Antonio Vasconcelos Monteiro Filho
  • Amanda Vitória Vieira da Silva
  • Barbara Nayara Alves Sales
  • Luana Andresa Alves Monteiro Caula
  • Carlos Adriano Santos Gomes

Resumo

Os modernos modelos de gestão adotados pelas empresas, estão ancorados, em boa medida, na capacidade dos recursos humanos de desenvolverem adequadamente suas funções, diante de um cenário de grande dinamismo e velocidade no processamento de transações. Nesse contexto, os profissionais da contabilidade também devem estar preparados para atender a tais expectativas do setor produtivo, todavia, inadequações no processo de formação profissional são frequentemente apontadas por egressos, órgãos de classe, e principalmente, empregadores, que consideram que ela não atende às necessidades de um mercado de trabalho exigente e cada vez mais dinâmico. Diante de tal contexto, esta pesquisa objetiva avaliar a aderência entre a formação do profissional contábil, efetuada por Instituições de Ensino Superior (IES´s), em atenção às necessidades do mercado de trabalho, nas três maiores regiões metropolitanas do Nordeste brasileiro. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) identificar o perfil do contador desejado pelos empregadores das três regiões metropolitanas investigadas, por meio da descrição e atribuição dos cargos; ii) analisar as matrizes curriculares, dos cursos de Ciências Contábeis das IES´s envolvidas no estudo; e iii) examinar os perfis de egressos desejados pelas IES´s envolvidas no estudo. Trata-se de pesquisa descritiva, tendo como lócus as regiões metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza, com abordagem quali-quantitativa, com adoção de procedimentos documental e pesquisa de campo, e técnicas de coletas de dados variadas para levantamento, classificação e análise das informações relativas aos cursos de graduação e às expectativas/demandas do mercado de trabalho do contador.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência