ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NO MODELO DE ENSINO À DISTÂNCIA DURANTE O MÓDULO DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO
Resumo
Em decorrência da Pandemia, a necessidade do distanciamento social promoveu uma mudança no processo ensino-aprendizagem. Para a manutenção dessa relação, foi necessário o uso de ferramentas digitais. Os monitores de Anatomia, que contribuem no ensino da disciplina por meio de aulas práticas, tiveram que se reinventar, buscando alternativas para a manutenção da transmissão do conteúdo. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a mudança do modelo de ensino e as alternativas adotadas na disciplina de Anatomia Humana no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, tomando como referência o módulo do Sistema Cardiorrespiratório. A avaliação foi realizada por meio da aplicação de um formulário, com o uso da ferramenta Google Forms, contendo oito afirmativas, as quais poderiam ser avaliadas de cinco formas: discordo totalmente, discordo parcialmente, não concordo e não discordo, concordo parcialmente e concordo totalmente. O questionário obteve 21 respostas de alunos matriculados no segundo semestre do curso de Medicina. Dessa forma, 95,2% dos alunos concordam totalmente que as aulas práticas de Anatomia Humana são essenciais para o estudo da disciplina e 81% concordam totalmente que a ausência de práticas prejudicou o aprendizado. Considerando os parâmetros concordo totalmente e parcialmente em relação às alternativas adotadas, 85,8% aprovam a presença dos monitores nas aulas remotamente ministradas, 90,5% o uso de imagens de atlas fotográficos e 100% a disponibilização de materiais, como resumos. 95,2% concordam totalmente que a disponibilização da monitoria gravada é um método eficiente. 95,2% e 100% concordam totalmente ou parcialmente que as alternativas adotadas atenuaram os impactos e que foi satisfatório o suporte dos monitores de Anatomia Humana, respectivamente. Esses dados confirmam a importância da adoção de alternativas nesse período de impossibilidade de aulas práticas, sendo essencial para a manutenção da disseminação desse conhecimento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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