ANALISAR O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA COVID-19: UMA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA.

Autores

  • Joao Marcos Rodrigues da Silva
  • Erico Veras Marques

Resumo

A revolução tecnológica na educação que ocorreu no ano de 2020 foi acelerada por consequência da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Abruptamente, tanto os professores quantos os alunos foram imersos na rotina de aprendizado virtual, com aulas ministradas remotamente através de softwares que antes eram usados para reuniões empresariais, principalmente. Não obstante, as instituições de ensino necessitaram de rearranjo na arquitetura digital para garantir que todos os serviços, antes realizados de maneira presencial, pudessem ser executados à distância. Além disso, foi necessário garantir aos estudantes de baixa renda maneiras de acesso às aulas remotas na tentativa de permitir a universalização do ensino e diminuir a taxa de evasão que viesse a ser ocasionada pela dificuldade de acesso às tecnologias devido à vulnerabilidade social. Este trabalho visa descrever e analisar os impactos da implementação desse regime de ensino remoto no aprendizado dos alunos, estabelecendo a diferença entre Ensino Remoto e Ensino à Distância. Para isso foi aplicado um questionário estruturado nos alunos da disciplina de matemática financeira de forma a obter a percepção dos alunos. O questionário é composto de assertivas e questões abertas. Após a coleta e validação dos dados os mesmo serão tabulados usando o softwar&es MS-Excel ®. O trabalho encontra-se na fase final de coleta e tabulação dos dados. Para assim entrar na fase final de análise e elabora do material para os encontros universitário.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência