ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES COM AS MONITORIAS VIRTUAIS E PRESENCIAIS

Autores

  • Geysa Vieira Marinho
  • Gabriela Gomes do Nascimento
  • Matheus Gama Nogueira
  • Nylane Maria Nunes de Alencar
  • Raquel Carvalho Montenegro

Resumo

Introdução: A monitoria do módulo Sistema Endócrino é normalmente em formato presencial e busca levar aos alunos informações complementares, abordando o conteúdo de forma contextualizada por meio de casos clínicos. Contudo, devido às atuais medidas de distanciamento, a monitoria foi realizada de forma virtual, sendo importante avaliar a perspectiva dos alunos quanto à nova experiência. Objetivos: Realizar uma análise comparativa entre a eficácia das monitorias remotas ministradas no módulo de Sistema Endócrino e as monitorias presenciais vivenciadas pelos alunos em semestre anterior. Metodologia: Foi preparado um formulário na plataforma Google Forms contendo 7 perguntas objetivas e foi solicitada a participação de alunos de medicina que realizaram o módulo Sistema Endócrino no período 2020.1. Resultados: Devido à pandemia e à solicitação de preenchimento remota, obteve-se baixa adesão, com uma amostra de 16 alunos, 20% da turma. A concordância dos participantes com pontos positivos destacados foi: uso de recursos mais interessantes (93,8%), flexibilização dos horários (93,8%) e maior interação entre alunos e monitores (75%). Sobre o grau de satisfação, em escala de 1 a 5, os participantes atribuíram nota 3, 4 ou 5, distribuídas em 64,3% para nota 5, 35,7% para nota 4 e 6,3% para nota 3, enquanto 100% considerou que a monitoria virtual ajudou na consolidação do aprendizado do módulo. Por fim, quando questionados acerca dos cenários viáveis para aplicação das monitorias virtuais, 75% respondeu ser uma alternativa viável para cenários remotos e normais, além de apresentarem 100% de concordância que a monitoria remota seja continuada para os próximos ingressantes no semestre. Conclusão: Diante do exposto, conclui-se que o cenário de distanciamento social permitiu o desenvolvimento de inovações na área educacional, as quais, por apresentarem grandes vantagens, possuem potencial para permanecerem aplicadas, de modo a complementar o aprendizado dos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência