ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE METODOLOGIAS COMPLEMENTARES NO APRENDIZADO

Autores

  • Fernando Airton da Silva Fares
  • Felipe Cardoso de Paula
  • Isabele Silva Farias
  • Samea Steffani de Sousa Soares
  • Aldo de Almeida Oliveira

Resumo

Metodologia de ensino pode ser compreendida como a forma que o docente escolhe para que os estudantes adquiram os conhecimentos necessários e como o aprendizado é avaliado. Apesar de os docentes repassarem conhecimento teórico usando a metodologia padrão, esta forma de ensino é insuficiente, portanto os professores, comumente, também buscam estimular o desenvolvimento de seus alunos cobrando listas de exercícios extras, pedindo apresentações e/ou seminários, fornecendo acesso a plataformas digitais de ensino, entre outros métodos complementares. Como a cadeira de Materiais de Construção Civil I possui um volume de conteúdo teórico e prático muito vasto, então a equipe de monitoria buscou complementar o ensino da disciplina aplicando listas extras, trabalhos e fornecendo acesso a plataforma digital de aprendizado por pares Peerwise. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise entre as notas finais de Materiais de Construção Civil I de 2019.1 e de 2020.1 para uma turma que adotou metodologias complementares em 2020.1, avaliando se houve melhorias no rendimento dos alunos. A evolução foi analisada comparando fatores como médias, desvios padrões, relação entre alunos acima e abaixo da média e relação entre aprovados e reprovados. Por meio dos dados obtidos, foi possível perceber que a média cresceu cerca de 20% em relação ao ano anterior, passando de 6,3 para 7,5. O desvio padrão reduziu de 1,3 para 1 e o percentual de aprovados subiu de 90,57% para 97,14%, significando que o aumento do rendimento da turma foi acompanhado por uma maior homogeneidade da turma. É importante ressaltar que o semestre 2020.1 foi conduzido por meio de aulas remotas ao vivo e gravadas, por meio da plataforma digital Google Meet. Apesar de a disciplina não ter parado e que os conteúdos práticos e teóricos não tenham sofrido muito atraso, as condições impostas pela pandemia podem ter influenciado nas notas finais dos alunos. Além disso, notas de alunos desistentes foram desconsideradas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência