ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSO E PROFISSIONAIS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO A RESPEITO DO ALINHAMENTO ACADEMIA-MERCADO NO SETOR DE CONTABILIDADE

Autores

  • Amanda Vitoria Vieira da Silva
  • Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano
  • Luana Andresa Alves Monteiro Caula
  • Marco Antonio Vasconcelos Monteiro Filho
  • Barbara Nayara Alves Sales
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos

Resumo

Os profissionais da contabilidade devem estar preparados para atender as expectativas do setor produtivo, todavia, inadequações no processo de formação profissional são frequentemente apontadas por egressos, órgãos de classe, e principalmente, empregadores, que consideram que os cursos de graduação não atendem às necessidades de um mercado de trabalho exigente e cada vez mais dinâmico. Dessa forma, as Instituições de Ensino Superior – IES, necessitam atentar para a adequação da formação que proporciona aos discentes àquilo que o mercado de trabalho requisita, por isso, faz-se necessário acompanhar a posição dos gestores acadêmicos dos cursos. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar a percepção dos coordenadores de cursos de graduação em Ciências Contábeis nas três maiores regiões metropolitanas do Nordeste brasileiro – Grande Salvador, Grande Recife e Grande Fortaleza - quanto ao alinhamento academia-mercado na área contábil. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e pesquisa de campo tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A dimensão qualitativa do estudo adota o modelo proposto por Bardin (2011) de análise de conteúdo. Os resultados preliminares apontam que os coordenadores percebem avanços no diálogo com os setores produtivos, porém ainda identificam um desalinhamento entre a formação universitária e as necessidades do mercado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência