ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA SOBRE O TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS.

Autores

  • Joao Paulo da Silva Nogueira
  • Alcínia Braga de Lima Arruda
  • Suzzy Maria Carvalho Dantas
  • Antônio Eduardo Castro Barros
  • Thalia Siebra da Silva
  • Romelia Pinheiro Goncalves Lemes

Resumo

O tema transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é abordado no conteúdo da disciplina de hematologia clínica, como opção de tratamento em algumas doenças onco-hematológicas e na anemia aplástica. O REDOME é um banco de dados financiado pelo Ministério da Saúde com informações de possíveis doadores para quem precisa de TCTH. No período da monitoria foi desenvolvido um questionário em forma de formulário utilizando como plataforma o Google Forms e este foi aplicado aos alunos de graduação do curso de Farmácia-UFC, com o objetivo de avaliar o conhecimento em relação ao TCTH, bem como a todo o processo que envolve esse tratamento. As questões do formulário foram todas objetivas e de múltipla escolha abordando conceitos e conhecimentos básicos acerca do tema do TCTH. A realização dessa atividade é importante, uma vez que auxilia no monitoramento do aprendizado dos discentes e nos dá a oportunidade de analisar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos mesmos na referida disciplina. O questionário foi respondido por 28 alunos (100%) e destes, 22 alunos (78,57%) acertaram 6 de 8 questões (75% das questões) ou mais no questionário. A média de pontuação geral ficou em 6,71 questões corretas, ou seja, 75,88% de respostas corretas. Dentre os alunos que participaram do questionário, 5 alunos (17,9%) são doadores de Medula Óssea cadastrados no REDOME. Conclui-se que a percepção dos discentes sobre o tema foi satisfatória, bem como demonstra o envolvimento dos mesmos com a doação de medula óssea fato relevante uma vez que existe muita resistência a doação de medula óssea, principalmente pela desinformação. Destaca-se ainda a importância dos trabalhos realizados pelos monitores na referida disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência