ANALISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE FARMÁCIA DO SEMESTRE 2020.1 SOBRE O MÉTODO DE ENSINO VIRTUAL, POR MEIO DO SITE SOCRATIVE, UTILIZADO NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA

Autores

  • Jose Gean de Jesus Freires
  • Ana Beatriz Graca Duarte

Resumo

Durante a pandemia do COVID-19, as tecnologias de comunicação e informação estão sendo ferramentas essenciais nas atividades de ensino das instituições de um modo geral. Com efeito, sites como o Socrative, que fornece possibilidade de questionários gratuitos, individuais e com avaliação imediata, foram amplamente difundidos . O objetivo do presente trabalho foi avaliar a percepção dos alunos do curso de Farmácia da UFC do semestre 2020.1, acerca do método de ensino virtual utilizado durante a monitoria da disciplina de Embriologia e Histologia Humana. Para isso, foram disponibilizados questionários no site Socrative sobre os respectivos assuntos que os alunos estavam tendo aulas virtuais, durante a disciplina. Os Alunos tinham cerca de 5 dias para responder os questionários e obtinham suas pontuações ao final. Posteriormente, foram enviados podcasts comentando as questões das gincanas. Para avaliar a percepção dos alunos sobre o método utilizado, foi enviado um questionário pela plataforma “formulários do Google”, 15 alunos responderam. Observou-se que 65% dos alunos já haviam participado de gincanas virtuais em outras disciplinas, 73,3% já conheciam o site Socrative, 100% acreditavam que os questionários facilitaram o seu processo de aprendizado na disciplina, 93,3% disseram acreditar que estratégias assíncronas de ensino são mais inclusivas que as síncronas, 73,3% relataram como muito importante a disciplina de histologia para sua formação acadêmica, 86,7% dos alunos acreditavam que o aprendizado foi prejudicado com as aulas virtuais em comparação ao cenário de aulas presencias e 100% dos alunos relataram que as gincanas contribuíram com seu aprendizado prático. Conclui-se que, na percepção dos discentes, o ensino de histologia é muito importante, entretanto as aulas virtuais prejudicaram o aprendizado dos alunos, sendo as gincanas virtuais, sobretudo por meio de métodos assíncronos, como uma estratégia facilitadora do ensino de embriologia e histologia humana.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência