ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE OS GRUPOS TUTORIAIS ONLINE NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA APLICADA À ODONTOLOGIA 2020.1

Autores

  • Jessica Brilhante Vasconcelos
  • Luiz Guilherme Vasconcelos Barbosa
  • Vitória Azevedo Albuquerque
  • Alexia Rangel de Castro
  • Edson Holanda Teixeira

Resumo

INTRODUÇÃO: O Grupo Tutorial (GT), utilizado em algumas disciplinas na Universidade Federal do Ceará (UFC), é um método ativo de aprendizagem, o qual apresenta alguns obstáculos, pois precisa da total dedicação dos alunos para sua eficácia. E, neste ano atípico, em que o ensino à distância se fez necessário, outros desafios surgiram. OBJETIVO: Analisar a transição do GT presencial para o formato online na disciplina de Imunologia para os alunos do curso de Odontologia da UFC do período de 2020.1. METODOLOGIA: Foi realizada uma análise transversal descritiva com alunos (N=15) do curso de Odontologia do terceiro semestre através de um questionário online contendo 6 perguntas objetivas em relação a suas percepções sobre o GT no formato online. RESULTADO: Considerando que todos os participantes tiveram experiências com o GT presencial antes da pandemia, a maioria (53%) notou diferenças na forma de aprendizagem no formato online. Muitos estudantes relataram dificuldades em frente ao GT remoto, como problemas tecnológicos (66,7%): internet com conexão ruim e aparelhos eletrônicos insuficientes, além de problemas pessoais (40%): dificuldades financeiras, saúde mental e ausência de ambiente adequado em casa para os estudos. Por fim, muitos notaram menor interação do grupo (40%). Entretanto, o ensino remoto também trouxe algumas facilidades, por exemplo, maior aproveitamento do tempo (66,7%), melhor utilização das ferramentas online para estudo (26,7%) e maior disponibilidade do tutor de solucionar dúvidas (66,7%). Em adição, 80% não perderam a motivação para estudar e a maioria classificou o GT no formato online como Ótimo ou Excelente. CONCLUSÃO: Dessa forma, a partir da análise dos dados obtidos, considerando o impacto da pandemia do COVID-19 nas esferas globais e pessoais que poderiam desafiar a educação remota, incluindo a metodologia do GT, foram notados pontos negativos e positivos. Concluindo-se que o GT remoto promoveu boas condições de aprendizado para os alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência