ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE FARMÁCIA QUANTO À IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE INFECÇÃO VIRAL E LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA
Resumo
O hemograma completo é um dos exames laboratoriais mais solicitados na prática clínica. Apesar de não ser possível diagnosticar doenças, é um exame de grande importância, pois o direciona e auxilia o médico a solicitar exames complementares e específicos. No entanto existem algumas doenças que podem apresentar semelhanças tanto qualitativas como quantitativas no hemograma, por exemplo em infecções virais e leucemia linfoide aguda (LLA). O objetivo foi avaliar a percepção dos ex-alunos da disciplina de hematologia clínica quanto à importância da interpretação clínica do referido exame. Após o término do semestre 2020.1, foi aplicado um formulário eletrônico aos alunos do curso de Farmácia com questões sobre o diagnóstico diferencial dessas condições, da disciplina utilizando a escala Likert e qual o nível de importância que eles atribuíram a essa abordagem diferencial em uma escala de 1 a 10. Como resultado obteve-se que 29 alunos (100%) responderam ao questionário e que desses, 26 (90%) fizeram a disciplina no semestre 2020.1. 14 alunos (50%) concordaram totalmente que tanto o assunto de infecções virais quanto o de leucemias agudas foram abordados em aulas teóricas. Quanto às aulas práticas, 24 alunos (83%) concordaram que foi abordado quali-quantitativamente o aspecto laboratorial do hemograma nessas diferentes patologias. Por fim, 27 alunos (93%) atribuíram nota acima de 8 quanto a importância dessa diferenciação, revelando que durante as aulas foi possível transmitir aos alunos a relevância para o diagnóstico laboratorial e a condição de gravidade do paciente baseado no hemograma. Conclui-se que os assuntos mencionados foram abordados de forma satisfatória na disciplina e que foi possível aos discentes entenderem a importância da análise correta do hemograma e, dessa forma, atribuir relevância ao trabalho do analista clínico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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