ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE VIDEOAULAS NO MÓDULO DE SEMIOLOGIA MÉDICA

Autores

  • Lia de Freitas Araujo Alves
  • Gustavo Mesquita de Oliveira
  • Eduardo César Dias Pontes
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

INTRODUÇÃO: O estudo da semiologia é pilar essencial na formação médica. O módulo de semiologia médica é habitualmente constituído de diversas aulas teóricas e práticas presenciais ministradas por professores e monitores. Devido às restrições implementadas durante a pandemia, mostraram-se necessárias inovações em tal metodologia. Uma das ferramentas utilizadas foram videoaulas sobre diferentes temas da semiologia. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos alunos acerca da videoaula sobre exame do tórax e analisar a retenção de conhecimento sobre o assunto. METODOLOGIA: Foi preparada e disponibilizada videoaula assíncrona sobre a semiologia do tórax por meio da plataforma Youtube e desenvolvido formulário online. Para análise da aceitação da monitoria, foram elaboradas quatro frases, às quais atribuiriam uma pontuação para avaliar nível de concordância com tais afirmações, baseado na escala Likert. Quanto à retenção de conhecimento, foram propostas 4 perguntas de múltipla-escolha sobre o tema da aula. Foram analisadas 20 respostas enviadas por alunos que haviam assistido à monitoria. RESULTADOS: 95% dos alunos concordaram (parcialmente ou totalmente) que a videoaula os auxiliou no aprendizado sobre o tema. 100% concordou que conseguiu assimilar o conteúdo ministrado facilmente e que o método utilizado foi conveniente. 50% relataram preferir a monitoria disponibilizada de forma digital assíncrona em comparação ao método tradicional de aula presencial expositiva. 16 alunos (80%) escolheram o método utilizado como um dos mais adequados para monitorias teóricas, sendo o segundo método preferido aulas presenciais (10 votos, 50%). A média de acertos das 4 questões objetivas sobre os temas foi de 2,35 acertos (59%). CONCLUSÃO: A partir da análise dos dados coletados, observa-se uma boa aceitação dos alunos quanto ao método utilizado, podendo-se considerar a manutenção de tal estratégia em futuros períodos do módulo, além da tentativa de produção de videoaulas em outras disciplinas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência