ANÁLISE DAS BARREIRAS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA E SUAS FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM.

Autores

  • LuÍc AraÚjo de Almeida
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumo

A necessidade de isolamento imposta pela pandemia de COVID-19 provocou mudanças metodológicas para a disciplina de fisiologia humana aos alunos da UFC em 2020.1, bem como de outras disciplinas. O presente trabalho visa compreender a percepção dos estudantes da disciplina de fisiologia humana sobre as dificuldades impostas pelo sistema remoto e pelo período de pandemia. Utiliza-se, nesta pesquisa, uma abordagem qualitativa, por meio de um formulário da plataforma “Google form” com perguntas objetivas e abertas. Foram recebidas respostas variadas, dentre as quais pode-se diferenciar em grupos temáticos que tratavam de observações sobre dificuldades mais individuais, de outras com percepções sobre problemas relacionados com o sistema de ensino em si. Nesse montante de respostas, é relevante destacar pontos convergentes, como os relacionados com aulas muito extensas e a grande carga de conteúdo que foi ministrada de maneira muito rápida, ambos temas que foram relatados por mais de um indivíduo e que estão relacionados com uma transposição de métodos do sistema tradicional para o ensino remoto. Outrossim, houveram relatos convergentes sobre a falta de didática específica dos professores para aulas remotas, isso foi de encontro com críticas sobre a organização da disciplina, muitas vezes incoerente com a modalidade de educação. Houveram ainda relatos divergentes, principalmente sobre as ferramentas de ensino e sobre o impacto da pandemia no aprendizado da disciplina. Portanto, pode se destacar a necessidade de uma melhor adaptação ao sistema novo de ensino, por parte dos corpos docente e discente, em decorrência de ser um evento súbito. Dessa maneira, o estudo aponta para importância de adotar estratégias de ensino específicas do sistema remoto, bem como a escolha de ferramentas padronizadas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência