ANÁLISE DE DADOS OFERTADOS POR ALUNOS DE MICROBIOLOGIA GERAL, A FIM DE GERAR MODIFICAÇÕES RELEVANTES PARA OS PRÓXIMOS CICLOS DE AULAS REMOTAS DA DISCIPLINA.

Autores

  • Alanna Facundo de Oliveira
  • Vania Maria Maciel Melo

Resumo

No ano de 2020, com a evidência da pandemia causada pelo COVID - 19, algumas medidas de contenção do vírus foram adotadas em todo o país, como o isolamento social, afetando os grandes centros universitários, os quais tiveram que adaptar as suas aulas para o modo remoto. Com isso, alunos e professores entraram em contato com o modelo virtual de ensino de forma rápida, e mesmo que os professores tenham passado por um período de capacitação, a diferença entre o ambiente presencial e virtual pode ter sido impactante ao ponto de ter causado uma deficiência no ensino - aprendizagem para todos. O trabalho tem como objetivo analisar os dados oferecidos pelos alunos, monitores e professora de Microbiologia Geral, a fim de identificar se existiram essas deficiências nas aulas remotas de 2020 e início de 2021, além de entender o lado positivo do ambiente virtual, levantando também os pontos fortes das aulas online. Essa análise será feita através de formulários aplicados na turma virtual do segundo semestre de 2020 (grupo 1), comparados com formulários aplicados com alunos que fizeram a disciplina de forma presencial, antes da pandemia (grupo 2). Dessa maneira, espera – se que haja participação de 70% do grupo 1 em resposta aos formulários e o mesmo número de respostas do grupo 2, buscando um banco de dados relevante para classificar pontos fortes e fracos das aulas de Microbiologia no semestre e guiando modificações para o próximo ciclo de aulas remotas tanto pra essa, como pra outras disciplinas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência