ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DE FÍSICA FUNDAMENTAL

Autores

  • JosÉ Leandro da Costa Loiola
  • Francisco Inacio Silva Macedo
  • Luis Gonzaga Rodrigues Filho

Resumo

Nesta época de pandemia houveram diversos desafios para a universidade como um todo, de início houve a paralisação das aulas presenciais, depois de meses decidiu-se adotar o modelo de ensino a distância, algo totalmente novo para alunos e professores já habituados com o ensino presencial. Pensando nisso, foi feita uma análise de resultados com o objetivo julgar o desenvolvimento em física fundamental de alunos da engenharia civil que, nessa época de pandemia, acompanharam a disciplina. Além disso, analisou-se separadamente os resultados dos alunos que frequentaram as monitorias, tiraram dúvidas com monitores via WhatsApp, e-mail e etc., para ser possível observar quão gratificante pode ser para um aluno o auxílio dos monitores. Essa análise foi feita comparando o resultado obtido por cada aluno em uma atividade dada no início das aulas presenciais, para julgar suas habilidades iniciais, ou seja, qual o conhecimento em física dos alunos ingressantes em Engenharia Civil, em média, e o resultado obtido por cada aluno em uma atividade dada perto do fim da cadeira anual. Ou seja, dois tipos de análises foram feitas; crescimento médio do conhecimento em física por turma e crescimento médio do conhecimento em física dos alunos que desfrutaram da ajuda dos monitores. Obtendo como conclusão se há ou não benefícios em participar da monitoria, como também se os alunos tiveram o desenvolvimento desejado em Física para a continuação dos seus respectivos cursos de engenharia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência