ANÁLISE DE NOVOS MÉTODOS, NAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO MÓDULO DESENVOLVIMENTO PESSOAL 1, EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • SÂmya Correia Marques
  • Rafael Machado Simão
  • João Victor Furtado Peixoto de Alencar
  • Liz Rodrigues Picanço
  • José Ajax Nogueira Queiroz
  • Renato Evando Moreira Filho

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 trouxe desafios para estudantes, professores e monitores com a implementação do ensino remoto. Com alterações na rotina, foram necessárias mudanças nos trabalhos da monitoria de iniciação à docência. Por conseguinte, novos métodos de ensino foram aplicados. OBJETIVO: Analisar novos métodos de ensino no módulo “Desenvolvimento Pessoal 1” (DP1), em tempos de pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: O presente trabalho utilizou um formulário na plataforma Google Forms com 4 questões de múltipla escolha e uma objetiva para os estudantes matriculados no módulo DP1 do Curso de Medicina/UFC, em Fortaleza, período 2020.1, versando sobre recursos de monitoria remota e melhoria na aprendizagem. As questões foram enviadas em grupos dos alunos com os monitores e no grupo da turma no aplicativo whatsapp, com o prazo de uma semana para responderem. RESULTADOS: Dos 80 alunos da turma, 24 responderam o formulário supracitado. Pela análise dos dados, há maior prevalência de estudantes que afirmaram um bom aproveitamento nas novas metodologias de ensino das monitorias, com cerca de 58,3% afirmando que as monitorias gravadas foram um dos recursos mais úteis e 98,5% afirmando que essas ajudaram no aprendizado. O recurso mais útil apontado pela pesquisa foram questões dos monitores (91,7%); resumos (62,5%); Monitorias gravadas (58,3%) e slides (45,8%). Ademais, os estudantes também apontaram benefícios de logística com o ensino remoto, pois teriam mais dinâmica e autonomia. CONCLUSÃO: Apesar dos desafios do ensino remoto, grande parcela dos estudantes, que responderam ao questionário, afirmou que as atividades de monitoria, com seus novos métodos, contribuíram positivamente para a consolidação do conteúdo. Sendo assim, é necessário que novas práticas sejam implementadas não apenas no ensino remoto, mas que também estejam disponíveis para os estudantes durante as aulas presenciais, visando aperfeiçoar a qualidade de ensino.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência