ANÁLISE DE UM NOVO MÉTODO DE ENSINO, UTILIZANDO YOUTUBE E GOOGLE FORMS, ADOTADO NA DISCIPLINA DE TOXICOLOGIA I

Autores

  • Larissa Holanda Dantas
  • Marcos Melo Félix
  • Maria Augusta Drago Ferreira

Resumo

INTRODUÇÃO: As aflatoxinas são um grupo de substâncias químicas (metabólitos secundários) produzidas por fungos do gênero Aspergillus (A. flavus e A. parasiticus) em alimentos, amendoim, milho, arroz, algodão e outros, utilizados como substratos para o seu crescimento. As aflatoxinas B1 e M1 são carcinogênicas, têm como órgão alvo de sua ação tóxica o fígado e, por isso, são importantes contaminantes não intencionais de alimentos. Devido a quarentena, a aula sobre esse tema foi adaptada ao ensino a distância, sendo de responsabilidade do monitor ministrá-la. OBJETIVO: Descrever a atuação do monitor e avaliar o entendimento dos estudantes acerca do tema, aflatoxinas, através de aula ministrada de modo remoto, na disciplina de Toxicologia I (semestre 2020.1). METODOLOGIA: Foi gravada uma videoaula sobre aflatoxinas utilizando o Power Point 2016, a qual foi disponibilizada em canal do YouTube. A avaliação do conteúdo apresentado foi feita através de um questionário online do Google Forms, com 5 perguntas, valendo 100 pontos cada uma e 500 no total. Os 50 alunos matriculados tiveram o período de uma semana para assistirem a videoaula e responderem o questionário fornecido. RESULTADOS: Os principais aspectos abordados na aula foram: considerações gerais sobre micotoxinas, ocorrência e tipos de aflatoxinas, sua toxicocinética e toxicidade e o Limite de Tolerância (LT) para sua presença em alimentos. Os alunos obtiveram as seguintes notas: 23 alunos tiveram a nota máxima (500 pontos), 21 conseguiram 400 pontos, 5 tiraram 300 pontos, e apenas 1 aluno ficou com 200 pontos. CONCLUSÃO: Tendo em vista que 44 alunos (88% da turma) obtiveram notas acima de 400 pontos, constatou-se que a metodologia utilizada contribuiu para a compreensão dos alunos a respeito do conteúdo abordado na videoaula. Ademais, essa nova experiência possibilitou o desenvolvimento de habilidades e competências do monitor próprias à docência, essenciais em uma futura carreira acadêmica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência