ANÁLISE DESCRITIVA DAS AVALIAÇÕES DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA UTILIZANDO A TEORIA CLÁSSICA DE TESTES
Resumo
Através do projeto de Iniciação à docência temos como objetivo desenvolver ferramentas que melhorem o ensino da disciplina Fundamentos de Estatística para discentes de diversos cursos, incluindo os cursos do Centro de Ciências. O projeto também busca ofertar aos monitores uma excelente oportunidade de conhecer o que é a docência e desenvolver habilidades interpessoais de didática e comunicação, por meio do contato com os alunos. A disciplina Fundamentos de Estatística é obrigatória para cursos como Licenciatura em Química e Ciências contábeis, e é normalmente ofertada nos primeiros semestres da graduação. Dessa forma, é bastante comum a formação de turmas muito numerosas. Um desafio didático, nesse tipo de situação, a elaboração de provas com questões de múltipla escolha, a serem usadas nas avaliações progressivas. Este formato daria uma maior agilidade ao processo avaliativo, principalmente, as etapas de correção e disponibilização dos resultados. No presente trabalho, temos como objetivo realizar a Análise descritiva das avaliações da disciplina Fundamentos de Estatística utilizando a Teoria Clássica de Testes. Especificamente, queremos avaliar a qualidade dos instrumentos (provas) de avaliação utilizados, a partir das respostas fornecidas pelos alunos. Tal avaliação é baseada na mensuração de características especificas das questões, tais como, nível de dificuldade e índice de discriminação. Os dados analisados serão aqueles provenientes das avaliações com questões de múltipla escolha que foram aplicadas aos alunos de Fundamentos de Estatística no ano de 2020. As análises serão feitas no Software R, e os resultados obtidos poderão auxiliar a elaboração de novas provas a serem aplicadas em semestres posteriores.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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