ANALISE DO DESENVOLVIMENTO DA MONITORIA NO CENÁRIO DE PANDEMIA NAS DICIPLINAS DE QUIMICA GERAL E EXPERIMENTAL

Autores

  • Carlos Alberto de Castro Lima Filho
  • Cristiane Pinto Oliveira

Resumo

Com a chegada do ano letivo de 2020, veio também uma das maiores crises do século XXI, a pandemia causada pelo vírus SARS-Cov-2 titulado de Corona vírus. Procurando uma forma de se lidar com esse cenário, a universidade adjunta aos professores escolheu uma nova forma de manter-se ativa que foi por meio da digitalização de conteúdos em modo on-line, e que além das aulas didáticas oferecidas pelos professores, as monitorias tiveram que se atualizar e acompanhar esse processo atuando em casa. Neste evento os alunos e professores começaram a se encontrar de forma remota que muitas vezes era assíncrona, devido a disponibilidade dos alunos que foi afetada pelas dificuldades encontradas na pandemia. As aulas da monitoria acontecem na maioria das vezes de forma gravada e eram colocados no Google Drive, plataforma disponibilizada pelo Google para armazenamento de conteúdo por meio de mídia digital. O monitorando junto ao professor elaboram o que ia ser passado na monitoria, como por exemplo, resolução de questionário, que se tornava um meio bem viável devido à pratica e exercício de questões que abordavam o tema estudado. A metodologia se baseia em estudo do material fornecido pelo professor, planejamento de como a aula será dada, o meio como iria desenvolver a aulas, que no caso, tinha-se um pequeno quadro branco em casa, e por fim, o modo como seria entregue aos alunos, muitas vezes gravada pelo celular, editada e repassada pra turma posteriormente. A nova forma de didática pode não ser uma das melhores que tem a ser oferecida aos estudantes, mas devido a situação em que vivemos, se tornou a mais segura possível, notando que mesmo com a pandemia, a universidade mostrou interesse em seus alunos. Enfim, a monitoria remota se tornou promissora devido a disponibilidade e flexibilidade das aulas, tornando-se mais abrangente e atendendo os alunos de forma mais eficaz, pois além das aulas online, os alunos podem conversar com os monitor através do grupo no Whats App.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência