ANÁLISE DO ENSINO DO DIREITO DAS SUCESSÕES NA FACULDADE DE DIREITO NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Ana Paula FranÇa Rolim
  • Joyceane Bezerra de Menezes

Resumo

Trata-se de propositura de avaliação do ensino da disciplina do Direito Sucessório no período compreendido pelos semestres 2020.1 e 2020.2 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Os referidos semestres foram afetados estruturalmente pela pandemia de COVID-19, a qual impôs a sistemática do ensino remoto à toda comunidade acadêmica. A metodologia utilizada será a coleta de feedback dos alunos que cursaram e os que estão cursando no presente momento a referida disciplina, por meio de quesitos objetivos e subjetivos acerca das aulas ministradas e do acompanhamento pedagógico da Professora e da monitora correspondente, para análise do aproveitamento da comunidade discente das metodologias utilizadas, com o fito de, a partir dessa avaliação, aperfeiçoar o ensino remoto do Direito das Sucessões no contexto da pandemia de COVID-19. Serão propostos quesitos acerca da plataforma utilizada para as videoaulas, a escolha dos métodos avaliativos, as atividades extras passadas, bem como as condições dos próprios alunos para usufruir do ensino ofertado, tendo em vista a vulnerabilidade social de parcela do corpo estudantil, considerando que a Universidade Federal do Ceará está inserida no contexto da educação gratuita, de qualidade e, em especial, pública. Objetiva-se, outrossim, proporcionar aos alunos, um canal direto de comunicação com os facilitadores das aulas para otimizá-las ao máximo para os protagonistas do aprendizado: os próprios alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência