ANÁLISE DO IMPACTO DA FALTA DE AULAS PRÁTICAS EM DECORRÊNCIA DO DISTANCIAMENTO SOCIAL EM 2020 NO APRENDIZADO DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Gabriela Gomes do Nascimento
  • 62046558332
  • 608679523-18
  • 32184573353
  • Raquel Carvalho Montenegro

Resumo

Introdução:O primeiro semestre da Fisioterapia visita, tradicionalmente, com os monitores de Bioquímica, o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, para vivenciar como funcionam na prática os atendimentos fisioterapêuticos de síndromes genéticas. Contudo, em virtude da pandemia de Covid-19, em 2020 isso foi inviabilizado. Objetivo:Analisar como a falta da visita ao NUTEP impactou no aprendizado dos estudantes. Metodologia: Os monitores enviaram um formulário do Google Forms para os alunos do primeiro semestre da Fisioterapia com 5 perguntas objetivas sobre doenças genéticas atendidas no Núcleo, também vistas em teoria, e sobre o NUTEP. Resultados: Foram obtidas 23 respostas de uma turma com 40 pessoas (57,5% da turma). 22 alunos (95,7%) disseram que o contato prático com doenças genéticas faria diferença em seu aprendizado; ao avaliarem as aulas práticas em uma escala de importância de 1 a 5, 15 pessoas (65,2%) atribuíram nota 5 à importância dessas aulas, 7 (30,4%) atribuíram nota 4 e apenas 1 pessoa (4,3%) atribuiu nota 3. Quando perguntados sobre quais doenças genéticas, que podem ser vistas no NUTEP, eles acreditavam ter um bom conhecimento sobre, podendo marcar mais de uma opção, 14 (60,9%) marcaram Síndrome de Down, 7 (30,4%) marcaram Microcefalia e 10 pessoas (43,5%) disseram não ter conhecimento em doenças genéticas. 22 pessoas (95,7%) afirmaram que essa aula teria ajudado em seus aprendizados e que acreditam que ela ainda deve ser realizada em um momento propício. Conclusão: A maioria dos estudantes acredita que o contato prático com as doenças genéticas é de grande importância e que faria diferença em seu aprendizado, apesar de muitos afirmarem ter um bom conhecimento em pelo menos uma doença genética. Por fim, quase todos acreditam que a visita ao NUTEP teria melhorado seu aprendizado e que ela ainda deve ser realizada, corroborando a importância de aulas práticas para a formação dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência