ANÁLISE DO IMPACTO DO USO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Matheus Chaves Vieira da Costa
  • Jônatas da Silva Franco
  • Ana Beatriz de Araújo Cabral
  • Cristiane Cunha Frota

Resumo

O surgimento da COVID-19, doença com alta taxa de contágio, causou marcantes implicações nos mais diversos campos sociais. No âmbito educacional, a suspensão das aulas presenciais, por exemplo, exigiu dos educadores alternativas eficazes para contornar tal conjuntura sem prejuízo ao ensino. Esse trabalho foi realizado com o fito de identificar os impactos do uso de plataformas virtuais de ensino como estratégia pedagógica da disciplina de Microbiologia para turmas dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina da UFC. A avaliação foi realizada por meio de formulário eletrônico enviado aos alunos contendo 6 perguntas acerca do tempo, importância, dificuldades e perspectivas do uso dessas plataformas na disciplina. O formulário foi respondido por 42 alunos (16 da Medicina, 15 da Odontologia e 11 da Enfermagem). Sobre o “uso prévio de plataformas virtuais para acessar conteúdos do curso”, 71,4% responderam não utilizá-las, pois preferiam outros métodos, em contraste com 7,1% deles que já as usavam na maior parte do tempo e 14,3% que referiu ainda não possuir acesso a elas. Já durante a pandemia de COVID-19, aqueles que “usaram as plataformas virtuais durante a disciplina” na maior parte do tempo representaram 78,6% do total, e nenhum respondeu não utilizá-las. Quanto à “importância para o aprendizado”, 33 deles consideraram a alternativa como muito importante, 9 apenas como importante e zero como “sem importância”. Acerca das “dificuldades enfrentadas”, 64,2% sinalizaram dificuldade e 35,7% alegaram nenhuma dificuldade. Quando citadas, as mais prevalentes foram “instabilidade na internet” (35,6%) e “dificuldade de concentração” (14,2%). Finalmente, 78,6% deles concordaram com um “uso mais frequente dessas plataformas” adiante, enquanto 21,4% deles discordaram da ideia. Logo, conclui-se que as plataformas virtuais de ensino podem representar uma estratégia valiosa para a aprendizagem e seu uso deve ser analisado como importante aliado aos métodos já utilizados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência