ANÁLISE DO PLANO DE ENSINO A DISTÂNCIA ADOTADO PELA PROGRAD COM BASE NA SUA EFICIÊNCIA NO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Jose Humberto Veras da Silva Filho
  • Robson Waldemar Ávila

Resumo

No ano de 2020, a crise de saúde ocasionada pelo novo vírus SARS CoV-2 chegou ao Brasil. Para evitar o aumento do número de pessoas infectadas, algumas medidas de segurança baseadas nas orientações da Organização Mundial de Saúde foram tomadas em nosso país, principalmente por prefeitos e governadores. Seguindo as orientações da OMS, o estado do Ceará adotou o lockdown por um considerável período de tempo. A medida de isolamento proibiu a circulação e aglomeração de pessoas em diversos locais públicos e privados, incluindo escolas e universidades. Por conta disso, a Universidade Federal do Ceará precisou adotar medidas que permitissem o andamento das aulas sem pôr em risco a saúde de seus alunos e colaboradores. A Pró-Reitora de Graduação da UFC, elaborou um plano de ensino a distância que visava atender as necessidades dos estudantes de forma que o aprendizado fosse o mais eficiente possível. Mas de acordo com os alunos e professores da universidade, o modelo adotado realmente se encaixa nos moldes da educação a distância? Buscando responder essa pergunta, o seguinte trabalho se propõe a analisar se o ensino a distância adotado no Departamento de Biologia, pertencente ao Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, foi inclusivo, bem estruturado, eficiente e se foi dado o devido suporte para professores e alunos. Foi feita uma análise comparativa do plano da PROGRAD – adotado pelo Departamento de Biologia – com planos de disciplinas e universidades que têm como foco o EAD, bem como a aplicação de questionários para professores e alunos a fim de obter feedbacks sobre o período das aulas a distância. Espera-se observar pontos positivos e pontos de melhoria no plano da PROGRAD de acordo com a bibliografia disponível sobre aulas EAD, assim como com os feedbacks, visando uma elaboração mais eficiente de um plano de ensino a distância caso seja novamente necessário.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência