ANÁLISE ESTATÍSTICA E COMPARATIVA DOS DESEMPENHOS DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM A MONITORIA.

Autores

  • Matheus Costa da Silva
  • Leonardo Melo Bezerra
  • Alexandre de Miranda Mont Alverne

Resumo

O estudo desenvolvido consiste em realizar uma análise estatística e comparativa do desempenho acadêmico dos alunos da disciplina de Fundamentos de Cálculo Para Engenharia devidamente matriculados e verificar se existe relação com a frequência nas aulas de monitoria. A partir das notas dos alunos da disciplina fornecidas pelo professor orientador e através da ferramenta Microsofit Excel foi realizada uma análise estatística e comparativa entre as médias das notas dos alunos que frequentavam e que não frequentavam as aulas de monitoria, ministradas de forma remota. Através do Excel, foi possível determinar os seguintes parâmetros: médias das notas dos alunos; desvio padrão das notas; determinação do números de alunos com notas menores que quatro, entre quatro e sete e maiores que sete; comparação entre as médias do primeiro e do segundo semestre; por fim, comparação das notas dos alunos que frequentavam a monitoria e que não frequentavam. De acordo com os resultados estatísticos obtidos na primeira avaliação parcial (AP1) é possível afirmar que as notas dos alunos que frequentavam as monitorias são, na média, 33,9% maior que os alunos que não frequentavam, para a segunda avaliação parcial (AP2) esses números diminuíram um pouco, porém continuou elevado, passando para 27,8% maiores. Com base nos dados coletados e apresentados podemos concluir que a monitoria realizada na disciplina de Fundamentos de Cálculo para Engenharia, mesmo que ministradas de maneira remota, apresentam uma eficácia muito grande tendo em vista que as notas dos alunos que frequentavam a monitoria não somente são superiores as notas dos alunos que não frequentavam, mas também o percentual desse aumento é elevado. Dado o exposto acima, é importante salientar o trabalho do monitor no ensino de graduação que atua como colaborador no processo de aprendizagem dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência