ANÁLISE ESTATÍSTICA E ESPACIAL DAS NOTAS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO : A EVOLUÇÃO DA REDE DE ENSINO BRASILEIRA
Resumo
Este projeto de pesquisa tem como foco a análise de desempenho das escolas brasileiras na realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no período de 2005 a 2019 a partir da coleta de dados disponibilizados pelo INEP/MEC. Os objetivos deste projeto são verificar espacialmente a dispersão dos indicadores de desempenho das escolas em todo o território nacional; averiguar a evolução numérica dos indicadores de desempenho que possa caracterizar melhora do ensino; e identificar municípios de destaque quanto à evolução dos indicadores de desempenho. Os métodos utilizados a fim de se alcançar os objetivos consistem na estatística descritiva e na análise estatística espacial como principais ferramentas para avaliar a evolução temporal dos indicadores de desempenho das escolas e identificar espacialmente tal evolução, respectivamente. Houve a divisão da análise de desempenho das escolas por tipo de rede (estadual, municipal, pública e federal) e o uso de planilhas, tabelas, gráficos e mapas criados com o auxílio dos softwares MS-EXCEL e GEODA como artifícios que permitem a percepção visual da variação dos dados. Estes mesmos dados se referem à análise de desempenho da primeira até a quinta série do Ensino Fundamental 1 e da sexta à nona série do Ensino Fundamental 2. Entre os indicadores observados estão incluídos a taxa de aprovação anual; o indicador de rendimento; as notas SAEB nas provas de Matemática e Português; as notas médias padronizadas; e o coeficiente IDEB relativo a cada ano. O estudo das redes municipal e pública indica que as escolas de destaque quanto à evolução dos indicadores concentram-se nas regiões Sul e Sudeste e no Estado do Ceará. Portanto, fica clara a necessidade de políticas públicas a fim de desenvolver a rede de ensino presente nos municípios e reduzir a desigualdade da qualidade de ensino entre as regiões.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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