ANATOMIA LÚDICA PROMOVE A RETENÇÃO DE CONHECIMENTO A LONGO PRAZO DOS ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA.

Autores

  • Nasliene Dantas Maciel
  • Guilherme Rodrigues Lima
  • Domingos Antonio Clemente Maria Silvio Morano
  • Gabriel Jackson Lima Leite
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

Introdução: A ludicidade é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de anatomia humana, já que aprender brincando promove a retenção de conhecimento, melhora a comunicação, compreensão e promove a formação de memória a longo prazo. Baseado nessas premissas, o objetivo desse trabalho foi investigar via anatomia lúdica promove aprendizagem à longo prazo. Metodologia: Foi realizado um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa com 29 estudantes do curso de Farmácia. Para análise dos dados, foi utilizado o teste de normalidade Shapiro-Wilk e para comparação dos dados o teste t de Student. Para análise dos dados, foi utilizado o programa Graph Pad Prism versão 6, sendo considerado significativo os dados que apresentaram o p < 0,05. Resultados: Observou-se uma diferença estatisticamente significativa entre os acertos das questões de anatomia lúdica quando comparada com os erros. Ou seja, mesmo após 1 e 3 meses, ocorre a retenção do conhecimento da atividade anatomia lúdica. Verificou-se que 55,2% dos participantes eram do sexo feminino, enquanto que 44,8% eram do sexo masculino. Observou-se que não houve diferença estatisticamente significativa quando comparou as idades em relação ao sexo. Verificou-se que 72,3% dos alunos consideraram como proveitoso seu desempenho com a anatomia lúdica. Conclusão: Desse modo, conclui-se que a Anatomia Lúdica se mostrou uma metodologia com grande potencialidade em promover a obtenção e retenção de conhecimento à longo prazo, caracterizando-se como um mecanismo de alto proveito educativo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência