ANTROPOLOGIA À DISTÂNCIA: OBSERVAÇÕES DA MONITORIA EM ANTROPOLOGIA EM ENSINO REMOTO DIANTE DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19).

Autores

  • Ana Luiza da Silva Dias
  • Kleyton Rattes Goncalves

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo expor os resultados observados durante a experiência de monitoria remota de Antropologia, sob orientação do professor Kleyton Rattes, para os estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. Em virtude do isolamento social decretado diante da pandemia do COVID-19, e a subsequente decisão da UFC que o semestre 2020.1 seria completamente remoto, a experiência da monitoria, cujo principal diferencial é o estudante ter contato com práticas docentes e pedagógicas e acompanhar as aulas, foi afetada substancialmente. Desde então, a partir de uma reformulação político-pedagógica alicerçada em pesquisas de especialistas a respeito das formas de ensino remoto, passamos a interagir com os estudantes somente por meios virtuais. O semestre foi retomado em julho de 2020 e, portanto, foi monitorada apenas uma turma, a saber, a turma do segundo semestre do curso de Odontologia, na cadeira “Introdução à Antropologia”. Foi utilizada a plataforma virtual Solar da UFC, para o ensino à distância, durante o atual ensino remoto emergencial, na qual foram organizados fóruns de discussão sobre os textos e as vídeo-aulas da bibliografia obrigatória e que serviam como parte da nota da avaliação. A monitoria consistiu na disponibilidade para esclarecer quaisquer dúvidas dos estudantes, organizar as contribuições para facilitar a avaliação do professor-orientador, assim como escrever um relatório sobre a disciplina. Obtivemos como retorno geral desta disciplina os relatos dos estudantes, que, apesar de não terem proximidade com a área anteriormente, passaram a perceber a importância da Antropologia para a sua formação enquanto odontólogos, compreendendo o fenômeno da diversidade humana e a influência da cultura na inserção social. A monitoria visou, por fim, propiciar uma visão de alguns dos processos inerentes à preparação de aulas, suas respectivas execuções e observar as dinâmicas de retorno, apreensão e trocas didático-acadêmicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência