APLICAÇÃO DE ATIVIDADES COM CONCEITOS TRIDIMENSIONAIS NO CENÁRIO DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Felipe Carneiro de Matos
  • Júlia Maia Moraes de Oliveira
  • Aura Celeste Santana Cunha

Resumo

A pandemia causada pelo novo corona vírus mudou a forma como realizamos diversas atividades em nosso dia a dia. Ao trazer para o contexto universitário, o ensino remoto acarretou mudanças para aliar a didática aos novos modos de ensino. Diante dessa situação, como solução para que o alunos pudessem ter uma melhor percepção da geometria descritiva de forma mais palpável, surgiu a ideia da construção de um material que tivesse que ser de baixo custo, com acessibilidade (uma vez que temos alunos com deficiência auditiva), e que cada aluno pudesse montar em sua casa, respeitando as regras de distanciamento social impostas pela pandemia. A solução foi um material dividido em duas partes. Primeiro foram feitas planificações de blocos que poderiam ser montados apenas com folhas de papel. A partir disso foi elaborado um material instrumental, inteiramente sinalizado e com notas de observação para que o aluno pudesse ter autonomia de fazê-lo de sua casa e sem necessidade de exposição à pandemia. O exercício era diretamente complementar ao que os alunos estavam vendo em sala de aula e foi auxiliado pelos bolsistas e pela professora orientadora. Consistia em que os alunos montassem o material fornecido de forma remota e aplicassem os conceitos vistos na aula em objetos tridimensionais, uma vez que a materialidade iria ajudar a compreensão em algo que pelo ensino remoto estava sendo visto apenas na teoria. Após sua aplicação, o método usado foi muito aceito pelos alunos. A facilidade de achar os materiais e montar os elementos de acordo com o material foram pontos positivos. Além disso, em diversas vezes durante a monitoria, o material foi citado ou até mesmo usado para facilitar a explicação ou resolver outras questões-problema. Destarte, o trabalho obteve uma boa aceitação, conseguiu adaptar-se ao ensino remoto e pode ser tido como um forte ponto de partida para ser aprimorado, sendo este no contexto remoto ou readaptado para volta das atividades presenciais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência