APLICAÇÃO DE MÉTODOS E FERRAMENTAS DE ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ECONOMIA NO PERÍODO DE DISTANCIAMENTO DECORRENTE DA COVID-19

Autores

  • Pedro Paulo Sales Junior
  • Alysson Andrade Amorim

Resumo

A disciplina de Fundamentos de Economia, ofertada pelo Departamento de Engenharia de Produção, necessitou ser adaptada para melhor atender aos alunos durante o período de distanciamento da pandemia da COVID-19. Desta forma, foram utilizados ferramentas e métodos de aprendizagem ativa e ferramentas de EAD para promover um ensino remoto de qualidade. Este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade das atividades e métodos utilizados em 3 turmas da disciplina de Fundamentos da Economia, considerando a percepção dos estudantes, durante o período de distanciamento estabelecido pelo governo do estado, decorrente da pandemia do COVID-19. A metodologia empregada contou com uma pesquisa utilizando formulário online, com 14 perguntas , algumas utilizando a escala Likert de 0 a 5, que abordaram três perspectivas: a) Participação dos alunos no cenário remoto, b) Avaliação da Metodologia Utilizada na disciplina e c) Percepção dos Resultados obtidos. O questionário teve adesão de 45,5% do público e mostrou que a metodologia teve forte impacto no aprendizado e na motivação dos estudantes, sendo apoiada pela facilidade e comodidade de acesso a conteúdos da disciplina devido ao cenário remoto. As disciplinas foram realizadas através de aulas semanais síncronas, e contaram com a aplicação dos métodos e ferramentas EAD: Sala de Aula Invertida, formulários online, seminário online apresentado pelo aluno, elaboração de resenhas de vídeos sugeridos pelo professor e disponibilização de videoaulas, com o propósito de introduzir e/ou consolidar o conhecimento previsto para cada aula online, bem como manter os alunos motivados. Como resultado, pôde-se observar um forte engajamento dos estudantes à metodologia utilizadas, onde os alunos respondentes sinalizaram que a adaptação ao ensino remoto foi de 3,86 em uma escala de 0 a 5, evidenciando assim, o sucesso do ensino remoto para as disciplinas consideradas neste trabalho.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência