APLICAÇÃO DE SIMULADORES COMO FERRAMENTAS PARA PRÁTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO A DISTÂNCIA DE INTERNET DAS COISAS
Resumo
A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que proporciona aos alunos a comodidade de acompanhar aulas sem a necessidade de que esteja fisicamente em uma instituição de ensino. Contudo, esse tipo de ensino oferece limitações no que tange a infraestrutura tecnológica para desempenho de algumas atividades práticas inerentes de determinadas disciplinas, como, por exemplo, aquelas que necessitam de laboratórios, ferramentas e equipamentos dificilmente encontrados em um ambiente domiciliar convencional. Como forma de contornar essa limitação, no contexto da disciplina Internet das Coisas (IoT), serão utilizados simuladores capazes de substituir dispositivos de hardware, como placas, sensores e atuadores, necessários para desempenhar as atividades práticas da disciplina. Com isso, objetiva-se que todos os alunos disponham de um ambiente realista o suficiente para execução de suas atividades exploratórias e o projeto final da disciplina tal qual seria realizada em hardware, ampliando, assim, a absorção do conhecimento teórico. Os alunos terão à sua disposição uma lista de simuladores locais e plataformas online de IoT, podendo optar por aquelas que forem mais adequadas ao desenvolvimento de seu projeto. Os simuladores locais são ferramentas que devem ser instaladas pelo aluno em seu computador. Os simuladores propostos são: Cooja Simulator, NuvIoT IoT Simulator, CupCarbon U-One 4.1 - A Smart City & IoT Wireless Sensor, Tossim, Flowhub IoT, Cisco Packet Tracer e NS-3. As plataformas online, ao contrário dos simuladores locais, não necessitam ser instalados, podendo ser acessado diretamente por meio do navegador web. As vantagens dessa abordagem são a redução da complexidade na configuração do ambiente, maior número de funcionalidade e maior capacidade de processamento. As principais plataformas propostas são: Cayenne, tago.io, Amazon AWS IoT, Microsoft Azure IoT, ThingWorx, ThingSpeak, Dojot, Carriots e Google – Cloud IoT Core.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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