APLICAÇÃO DE TÉCNICA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA EM MONITORIA DE PARASITOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Deborah Giovanna Santana Rabelo
  • Gerardo Albino Nogueira Filho
  • Cristian Roberto de Oliveira
  • Mariana Oliveira Albano
  • Luiz Alexandre Porto Castro Filho
  • Vladimir Michailowsky Leite Ribeiro

Resumo

INTRODUÇÃO: Preconiza-se que uma aula expositiva dificilmente seja totalmente proveitosa, necessitando-se inovar para o conhecimento ser consolidado. A disciplina de Parasitologia possui conteúdo de difícil memorização, dada a complexidade de informações e a terminologia com a qual os alunos não estão familiarizados. A repetição espaçada é uma técnica promissora para reter melhor as informações e evocá-las facilmente, propondo-se a implementação desta no ensino da Parasitologia. OBJETIVO: Descrever o relato de experiência, vivenciado por monitor de Parasitologia Humana, na aplicação de testes de repetição espaçada para alunos dos cursos de Enfermagem e Biologia do terceiro e quarto semestre, respectivamente, da Universidade Federal do Ceará (UFC). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, no qual se elaborou teste padrão contendo pontos chave do conteúdo de toxoplasmose, formulado no Google Formulários e disponibilizado aos alunos. O teste foi respondido em três momentos do semestre, 24 horas, 7 dias e 30 dias após ministrada a aula do tema em questão. Esperava-se que o desempenho dos alunos fosse progressivamente superior ou constante, mensurado através do percentual de acertos, conforme a informação fosse transferida da memória de curto para de longo prazo. RESULTADOS: Obtiveram-se, respectivamente, 61, 62 e 55 respostas no primeiro, segundo e terceiro testes, respectivamente. Na primeira aplicação, os alunos alcançaram uma média de acertos de 68%. Uma semana depois, a média foi 72%. Na última aplicação, um mês após a aula, a média regrediu para 69%. CONCLUSÃO: A metodologia demonstrou eficácia, uma vez que o percentual de acertos se manteve constante, com diferenças sem significância estatística. Dessa forma, fazem-se necessárias mais pesquisas nesse assunto, uma vez que, aplicada correta metodologia, a repetição espaçada pode ser um método fundamentado de revisão de conteúdo que potencializa a retenção da memória.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência