APLICAÇÃO DO SISTEMA BIM NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS

Autores

  • Pedro Gabriel de Sousa Alves
  • Neliza Maria e Silva Romcy

Resumo

Com o surgimento de novas tecnologias e sua aplicação no processo de projeto, o BIM (Building Information Modeling) vem se destacando como abordagem para projeto, construção e gestão, na qual o modelo digital de informações é utilizado para mediar processos em todo ciclo de vida da edificação. Nesse contexto, o BIM propõe um sistema virtual que possibilita associar a um modelo 3D as diferentes informações de projeto, desde a concepção à obra, possibilitando rendimentos na atividade projetual ao vetorizar essas configurações em uma única base de dados. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a aplicação do BIM para a aproximação das etapas de concepção e obra durante o processo de projeto, considerando sua contribuição para uma maior compreensão sobre materiais e técnicas construtivas, através da modelagem e detalhamento de sistemas construtivos. Como metodologia, o uso do BIM foi implementado na disciplina de Sistemas e Materiais de Construção I, presente no 3o semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, que trata desde a diversidade de materiais de construção à sua aplicabilidade em sistemas construtivos, durante as várias etapas da obra. A implementação incluiu o planejamento da atividade na disciplina, sua aplicação e acompanhamento, análise dos trabalhos e aplicação de questionário junto à turma. O sistema BIM entrou no exercício 2, integrado com a disciplina de Desenho Arquitetônico Auxiliado por Computador, onde, a partir do desenvolvimento de um projeto de menor escala, os alunos trabalharam a modelagem do detalhamento de um sistema construtivo. Os resultados obtidos indicaram o incentivo aos alunos a aprofundar a compreensão sobre os diferentes sistemas construtivos para executar corretamente a modelagem e associar sua geometria a informações de materiais, fornecedores e extração de tabelas de quantitativos. Foi possível, assim, verificar a contribuição do BIM na formação da “consciência construtiva” dos futuros projetistas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência