APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA A MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Mateus Hilario da Silva
  • Fatima Miranda Nunes

Resumo

O ano de 2020 será lembrado como o ano em que a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou a maneira de viver da sociedade moderna. Diversas adaptações tiveram que ser feitas para que pudéssemos continuar a desenvolver as mais simples atividades do dia a dia. Na área da educação uma revolução aconteceu e as atividades remotas tornaram-se essenciais em todos os níveis educacionais. Implantar essas metodologias foi um desafio para todos os envolvidos no complexo sistema de ensino. Uma das maiores dificuldades foi envolver os alunos nesse novo contexto de uma forma produtiva. O trabalho de monitoria realizado com as turmas de graduação foi de fundamental importância para aumentar a interação dos alunos nas aulas remotas e assim, tornar o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo nesse ano de pandemia. Como estratégia o monitor utilizou as ferramentas Google Drive, Google Formulários e Google Meet para realizar atividades com uma turma de Química Orgânica. Inicialmente, foi criada uma pasta no Google drive com o intuito de fornecer materiais complementares para o estudo dos conteúdos da disciplina. A seguir, um formulário online contendo questões problemas era aplicado antes e depois de uma discussão, que tinha o objetivo de esclarecer as dúvidas e dar um feedback sobre as questões. Esses formulários tinham como finalidade avaliar o conhecimento prévio do assunto e a eficácia da discussão, realizada na plataforma Google Meet. De acordo com o feedback da turma os alunos consideram entre Bom (33,3%) e Ótimo (66,7%) essa metodologia como ferramenta de suporte ao estudo de Química Orgânica, 80% considerou que o tempo usado nas discussões foi suficiente para sanar as dúvidas, também 93,3% concordaram que a aplicação dos formulários, contendo as questões, foram realizadas em tempo hábil. Ainda, em relação a formação de senso crítico, foi dito como Ótima (66,7%) e Boa (26,7%) a contribuição dessa ferramenta de suporte ao ensino.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência