APRENDIZADO DE EMBRIOLOGIA À LUZ DA MONITORIA
Resumo
A disciplina de Histologia e Embriologia Humanas é uma das disciplinas dos cursos de saúde na qual estuda-se os conteúdos de Embriologia visando a compreensão da origem de formação dos tecidos. Como tais conteúdos são complexos, precisam ser revisados para que ocorra assimilação satisfatória. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou analisar a percepção e o desempenho dos alunos da disciplina de Histologia e Embriologia dos conteúdos iniciais da referida disciplina. Para tal, foi realizado um estudo piloto, do tipo antes e depois, e descritivo com abordagem quantitativa. Com uma amostra de 16 discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, turma 2020, que participaram da monitoria nos conteúdos de Embriologia. Para a coleta dos dados, foi utilizado um teste (0 a 23 pontos) produzido no Google Forms para avaliar os conhecimentos de Embriologia, tendo sido aplicado antes e depois da monitoria. Também foi utilizado um questionário para avaliar a percepção dos alunos. Ressalta-se que os dados foram analisados pelo teste t pareado utilizando o software GraphPad Prism 8.0.1, adotando-se uma confiança de 95%. Os resultados evidenciaram que todos os discentes consideraram satisfatório o aprendizado adquirido na monitoria, sendo que a maioria (87,7%) participou regularmente. Sobre os pontos positivos da monitoria, eles destacaram que se sentiram mais confortáveis para tirar dúvida com o monitor do que na sala de aula (64,3%), tendo a possibilidade de revisar o conteúdo (71,4%). Em relação a efetividade da monitoria, os resultados apontam que os alunos obtiveram melhor desempenho depois da monitoria (média = 19,19; DP = 2,857; p = 0,0468) do que antes da mesma (média = 16,94; DP = 2,744; p = 0,0468). Dessa forma, conclui-se que a monitoria possibilitou aprendizado satisfatório dos conteúdos de Embriologia, fato evidenciado tanto na percepção dos discentes como também no rendimento deles.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.