ARQUITETURA E INFRAESTRUTURA: CONSTRUINDO DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS E PROJETUAIS.
Resumo
É recorrente, no atual contexto de ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, a reprodução de um modelo de prática projetual muito focado em aspectos quali-quantitativos da produção do espaço arquitetônico, porém pouco esclarecida quanto a suas dimensões teórica e processual. Nesse sentido, a disciplina de Projeto Arquitetônico 6 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará busca — à luz de outras práticas nacionais e internacionais de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico — propor um conjunto de técnicas, operações e conceitos teórico-práticos que estabeleçam uma abordagem metodológica definida que auxilie no processo de projeto. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir tal metodologia utilizada, tendo como foco os dispositivos pedagógicos e projetuais desenvolvidos para a disciplina e sua correspondência com seu plano projetual centrado na relação entre arquitetura e infraestrutura. Tais dispositivos, elaborados e repassados semanalmente sob forma de modelos gráficos, têm como propósito servir como ferramentas gráficas e instruções processuais para interpretação do contexto urbano de intervenção; estudo e apropriação de referenciais teóricos e práticos para a projeto; bem como a definição do partido arquitetônico e detalhamento construtivo. Mediante avaliação de alunos e professores, constatou-se que os dispositivos auxiliam no processo de projeto à medida que permitem sua fácil manipulação na construção de sequência lógica propositiva, cumprindo seus objetivos pedagógicos e projetuais. Além disso, a definição de uma agenda de entregas para disciplina baseada nos modelos gráficos constitui-se importante ferramenta pedagógica para a prática projetual, sobretudo frente aos novos desafios impostos pela condição de ensino remoto em decorrência da Pandemia. Como produto desta experiência, foi produzida uma publicação compilando projetos, processos e reflexões para serem divulgados no meio acadêmico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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