ARS DOCENDI: O ENSINO DO LATIM PELO MÉTODO LLPSI

Autores

  • Felipe Araujo Carvalho
  • Roberto Arruda de Oliveira

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar a aplicação dos princípios do "estruturalismo americano bloomfieldiano" no ensino de Latim através do método "Lingua Latina Per se Illustrata". O objetivo do trabalho será demonstrar o uso da teoria linguística behaviorista no ensino do Latim, mais precisamente no método "Lingua Latina Per Se Illustrata"; expondo a escola linguística em questão, sua aplicação no ensino de línguas, sua aplicação no ensino do latim, e, finalmente, no método "Lingua Latina Per Se Illustrata". Será apresentado, em primeiro lugar, os postulados teóricos da escola linguística estruturalista. Em seguida, se apresentará as características particulares do estruturalismo americano, salientando-se os postulados teóricos do behaviorismo linguístico. Então, será apresentado o Método "Lingua Latina Per Se Illustrata". Em um primeiro momento, será mostrado o início do capítulo I do Volume I do método, o "Familia Romana". Em seguida, será examinado o "Exercitia Latina I", o livro de exercícios do "Familia Romana", salientando-se o aspecto da teoria behaviorista dentro da metodologia empregada no livro. Finalmente, será analisado o método como um todo, sempre demonstrando como a teoria bloomfieldiana funciona dentro da aplicação do método. O resultado será a demonstração de como o referido método usa de repetições, como prega o Behaviorismo e escolas por ele influenciadas, para que o vocabulário e as estruturas gramaticais sejam aprendidas pelo estudante.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência