ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Ao longo da história, a humanidade passou por diversos momentos difíceis que foram registrados por artistas, tanto os da época quanto aqueles que vieram posteriormente. Essas obras são consideradas documentos históricos e, muitas delas, revelam a nós mais do que conceitos de estética e uso de técnicas, relatam acontecimentos do passado, sobre como várias sociedades se estruturaram ao longo dos anos. Esta análise objetiva, portanto, descobrir o que a atividade artística nos períodos das pandemias da Peste Negra (séc. XIV) e da Gripe Espanhola (início do séc. XX) nos revelam sobre como as pessoas lidaram com a doença do ponto de vista dos artistas, e como a arte foi uma maneira de expressão e até mesmo refúgio em tempos tão devastadores, buscando entender as semelhanças e diferenças entre esses dois relatos e quais as suas repercussões na História geral e da Arte, aplicando também à atual pandemia que estamos enfrentando atualmente no mundo, a Covid-19. Para tal, realizamos primeiramente uma pesquisa bibliográfica de obras dos períodos selecionados para, posteriormente, a partir das informações obtidas, realizar uma análise a fim de obter conclusões comparativas sobre como as doenças que devastaram populações influenciaram na criação artística em diversos momentos históricos e lugares do mundo. Com base nessa observação, constatamos que as obras se diferenciam mais em relação às técnicas do que propriamente aos conceitos e sentimentos relacionados aos contextos pandêmicos em si. Isso também é observado na produção artística que surge atualmente, ainda que este capítulo da história ainda não tenha terminado. Como, por exemplo, na série de pinturas “Enfermeiras da Linha de Frente” do artista contemporâneo Benisk e a pintura “O Médico da Peste” de Paul Füst. Portanto, podemos inferir que, independente da época, o ser humano, em momentos de dificuldade, reage de forma semelhante e que esses períodos interferem na humanidade muito mais do que imaginamos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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