ARTRÓPODES NO INSTAGRAM: APLICANDO O ENSINO REMOTO DE ZOOLOGIA EM MÍDIA SOCIAL PARA A TURMA DE AGRONOMIA.

Autores

  • Jaderson Jales Martins
  • Carla Ferreira Rezende

Resumo

O advento das redes sociais favoreceu uma migração de informações acadêmicas, antes centralizadas, para novas mídias online onde encontram um alto alcance de público, principalmente nesse isolamento social. Quando se dirige essas informações ao Instagram, um desses principais veículos, elas têm que se adaptar a uma linguagem informal a fim de se comunicar com o máximo de pessoas. Dessa forma, a plataforma pode ser utilizada como ferramenta para informar didaticamente as aplicações relacionadas à conteúdos da disciplina de zoologia básica aos jovens recém ingressos no curso de engenharia agrônoma. O objetivo é despertar o interesse dos alunos do 1º semestre de agronomia em relação aos Arthropoda, especialmente aqueles de menor visibilidade durante a sua graduação, e a consciência da sua importância agrícola e ambiental de forma virtual. Inicialmente foi criado uma conta no Instagram com o perfil cedido pelo Laboratório de Zoologia Experimental da UFC. A conta ficará acessível aos alunos enquanto forem sendo disponibilizados 'posts' que acompanharão o cronograma da disciplina referente aos assuntos alvo. As publicações serão destinadas à turma de agronomia, elucidando temas relacionados a alguns táxons de artrópodes economicamente relevantes com aplicações na sua futura profissão. O material virtual consiste em um texto-resumo abaixo de cada postagem com seus 'cards' contendo informações textuais e gráficas; sejam elas fotos, ícones e pranchas de animais de interesse humano das seguintes ordens: araneae, isopoda, julida, orthoptera, hemiptera e hymenoptera. Além disso, será disponibilizado um formulário de perguntas e respostas via Google aos estudantes a fim de avaliar a eficiência desse método de ensino remoto. Se espera que os materiais digitais publicados neste canal contribuam para a formação acadêmica e profissional e a compreensão econômica e ecológica acerca dos táxons escolhidos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência