ARTRÓPODES NO INSTAGRAM: APLICANDO O ENSINO REMOTO DE ZOOLOGIA EM MÍDIA SOCIAL PARA A TURMA DE AGRONOMIA.
Resumo
O advento das redes sociais favoreceu uma migração de informações acadêmicas, antes centralizadas, para novas mídias online onde encontram um alto alcance de público, principalmente nesse isolamento social. Quando se dirige essas informações ao Instagram, um desses principais veículos, elas têm que se adaptar a uma linguagem informal a fim de se comunicar com o máximo de pessoas. Dessa forma, a plataforma pode ser utilizada como ferramenta para informar didaticamente as aplicações relacionadas à conteúdos da disciplina de zoologia básica aos jovens recém ingressos no curso de engenharia agrônoma. O objetivo é despertar o interesse dos alunos do 1º semestre de agronomia em relação aos Arthropoda, especialmente aqueles de menor visibilidade durante a sua graduação, e a consciência da sua importância agrícola e ambiental de forma virtual. Inicialmente foi criado uma conta no Instagram com o perfil cedido pelo Laboratório de Zoologia Experimental da UFC. A conta ficará acessível aos alunos enquanto forem sendo disponibilizados 'posts' que acompanharão o cronograma da disciplina referente aos assuntos alvo. As publicações serão destinadas à turma de agronomia, elucidando temas relacionados a alguns táxons de artrópodes economicamente relevantes com aplicações na sua futura profissão. O material virtual consiste em um texto-resumo abaixo de cada postagem com seus 'cards' contendo informações textuais e gráficas; sejam elas fotos, ícones e pranchas de animais de interesse humano das seguintes ordens: araneae, isopoda, julida, orthoptera, hemiptera e hymenoptera. Além disso, será disponibilizado um formulário de perguntas e respostas via Google aos estudantes a fim de avaliar a eficiência desse método de ensino remoto. Se espera que os materiais digitais publicados neste canal contribuam para a formação acadêmica e profissional e a compreensão econômica e ecológica acerca dos táxons escolhidos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.