AS ATIVIDADES AVALIATIVAS DE ORÇAMENTO CORPORATIVO NO AMBIENTE DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Matheus Edvaldo Alves de Oliveira
  • Francisco Isidro Pereira

Resumo

INTRODUÇÃO E ESBOÇO DA PROBLEMÁTICA. Com adoção inevitável do ensino remoto emergencial na Universidade Federal do Ceará, após uma maratona de webconferências e weboficinas no percurso de junho de 2020, nos meados de julho, as aulas foram retomadas. Apesar dos esforços, as inseguranças foram visíveis. Boa parte do corpo docente teve contatos com recursos tecnológicos educacionais pela primeira vez. E mesmo quem detinha alguma familiaridade, o estado de ansiedade se manifestava claramente. Dada a natureza da disciplina de Orçamento Corporativo, a questão advinda foi: Como seriam configuradas as atividades avaliativas no contexto do ensino remoto emergencial? O objetivo era descrever a avaliação das atividades. LINHAS TEÓRICAS CONDUTORAS. Braga et al. (2020) alegam da natureza das atividades não presenciais. Salientam da importância de considerar a contabilização das notas dos estudantes o envolvimento, o engajamento e a autonomia do aprendiz na realização das atividades propostas. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. Pela realidade de especificidade envolvida, é um estudo de caso único. A coleta dos dados foi obtida via entrevistas semiestruturadas, por meio dos aplicativos de mensagens de texto, áudio e vídeo entre junho-agosto de 2020. Serviu-se ainda dos artefatos documentais: plano de reposição de aula, mensagens emitidas por meio de aplicativos de textos, videoaulas e e-mails. Os sujeitos de pesquisa envolveram os alunos devidamente matriculados e o professor. O procedimento de análise se apoiou nos contrastes teóricos. O processo de validação calcou no retorno as fontes. ANÁLISE DOS RESULTADOS. O rol das atividades disponibilizadas consistiu em Quicks Quizzes via chats na plataforma Google Meet, intervenções do próprio aprendiz no contexto da aula e o relatório do memorial das aulas da disciplina de cada aluno. À GUISA DE CONCLUSÃO. As atividades foram adaptadas, ajustadas e recriadas conforme o clima de aula permitiu.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência