AS AULAS REMOTAS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
Resumo
O início das atividades de monitoria, coincidiu com a suspensão das aulas presenciais, por conta de medidas emergenciais de isolamento social, em decorrência da pandemia de COVID-19. Com isso, buscou-se alternativas para que não houvesse interrupção nas atividades acadêmicas, a principal delas foi a aplicação de aulas remotas. Essa estratégia apresentou diversos desafios. Por um lado, muitos estudantes apresentam deficiências para acessar os conteúdos ministrados com internet, computadores, entre outros. Por outro lado, professores têm dificuldades com as ferramentas virtuais, bem como, tiveram tempo curto para adaptar seus planos de ensino ao formato remoto. Isto é, tudo era novidade. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo refletir sobre as aulas remotas na disciplina de Geografia Agrária do curso de Geografia, com o professor que afirma seu desafio em manusear plataformas digitais. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa descritiva qualitativa, por meio de observação sistemática e aplicação de formulário online com a finalidade de ter um 1embasamento das condições que os estudantes se encontravam, e, com isso, traçar estratégias para a reformulação do plano de ensino. As atividades foram guiadas a partir de um plano de trabalho organizado para as plataformas Google Meet, Youtube e Whatsapp, tendo sido mediado por roteiros que envolviam atividades síncronas e assíncronas. Neste espaço virtual houve a tentativa de realizar experiências pedagógicas a fim de estimular a interação e o diálogo com os estudantes. Foi perceptível durante todo o período letivo de 2020.1, que as dificuldades que os estudantes enfrentavam por conta do modo remoto foram sendo refletidas no seu rendimento acadêmico. Numa disciplina construída por meio da relação dialógica entre professor e alunos, foi possível observar uma menor interação por parte dos alunos, transformando a aula que antes era participativa em uma aula com mais exposição de conteúdo, cansativa e exaustiva.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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