AS CONCEPÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E DA PRÁTICA DOS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM GEOGRAFIA FÍSICA
Resumo
A ciência geográfica desenvolve seus estudos na busca de compreender as relações entre a sociedade e a natureza, que contemplam e formam o espaço geográfico, envolvendo as esferas de caráter cultural, econômico, físico, social, ecológico e ambiental. Desta forma, a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia Física objetiva desenvolver com os estudantes as concepções e as práticas de pesquisa no espaço geográfico a partir de questões conceituais e metodológicas. Durante as aulas em meio ao ensino remoto, as definições da disciplina ocorreram por meio da disponibilização de videoaulas gravadas pelo professor, de aulas ocorridas remotamente através da plataforma do Google Meet e pela disposição de materiais PowerPoint contendo imagens que pudessem orientar o desdobramento dos processos conceituais e metodológicos da Análise Geossistêmica, da Análise Setorial, da Geoecologia da Paisagem, da Ecodinâmica, de Educação Ambiental de forma interdisciplinar, além da Elaboração do Projeto de Pesquisa. Como forma de avaliação e para a consolidação de aprendizagem dos alunos, a elaboração do Projeto de Pesquisa consiste na aplicação de conhecimentos adquiridos a partir do uso de um dos processos teórico-metodológicos e conceitos discutidos ao longo da disciplina, como a Paisagem, o Planejamento Ambiental, o Zoneamento Ambiental, o Desenvolvimento Sustentável, entre outros. Para isso, se faz necessária, principalmente, a escolha de uma análise e conceito para o desenvolvimento da metodologia, a delimitação e o reconhecimento das bases naturais de um território, a construção de um inventário, a busca por análises, diagnóstico e proposições para a situação-problema da pesquisa; e o cronograma de execução. A partir da construção do Projeto de Pesquisa os alunos são capazes de aguçar seus olhares geográficos críticos e ao mesmo tempo sensíveis em relação aos problemas e situações que permeiam a relação natureza-sociedade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.