AS CONCEPÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E DA PRÁTICA DOS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM GEOGRAFIA FÍSICA

Autores

  • Vitoria Valentim de Oliveira
  • Edson Vicente da Silva

Resumo

A ciência geográfica desenvolve seus estudos na busca de compreender as relações entre a sociedade e a natureza, que contemplam e formam o espaço geográfico, envolvendo as esferas de caráter cultural, econômico, físico, social, ecológico e ambiental. Desta forma, a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia Física objetiva desenvolver com os estudantes as concepções e as práticas de pesquisa no espaço geográfico a partir de questões conceituais e metodológicas. Durante as aulas em meio ao ensino remoto, as definições da disciplina ocorreram por meio da disponibilização de videoaulas gravadas pelo professor, de aulas ocorridas remotamente através da plataforma do Google Meet e pela disposição de materiais PowerPoint contendo imagens que pudessem orientar o desdobramento dos processos conceituais e metodológicos da Análise Geossistêmica, da Análise Setorial, da Geoecologia da Paisagem, da Ecodinâmica, de Educação Ambiental de forma interdisciplinar, além da Elaboração do Projeto de Pesquisa. Como forma de avaliação e para a consolidação de aprendizagem dos alunos, a elaboração do Projeto de Pesquisa consiste na aplicação de conhecimentos adquiridos a partir do uso de um dos processos teórico-metodológicos e conceitos discutidos ao longo da disciplina, como a Paisagem, o Planejamento Ambiental, o Zoneamento Ambiental, o Desenvolvimento Sustentável, entre outros. Para isso, se faz necessária, principalmente, a escolha de uma análise e conceito para o desenvolvimento da metodologia, a delimitação e o reconhecimento das bases naturais de um território, a construção de um inventário, a busca por análises, diagnóstico e proposições para a situação-problema da pesquisa; e o cronograma de execução. A partir da construção do Projeto de Pesquisa os alunos são capazes de aguçar seus olhares geográficos críticos e ao mesmo tempo sensíveis em relação aos problemas e situações que permeiam a relação natureza-sociedade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência