AS CONTRIBUIÇÕES DA BOLSA PID NA FORMAÇÃO DOCENTE DO DISCENTE-MONITOR

Autores

  • Joao Pedro Rabelo de Souza
  • Juliana Maria Girao Carvalho Nascimento

Resumo

Este trabalho reflete sobre as contribuições da bolsa PID na formação docente do discente-monitor, partindo da experiência do autor no projeto “A pedagogia teatral como experiência compartilhada. Partilhando as estratégias pedagógicas traçadas junto à disciplina de estágio I e à encruzilhada “Teatro de Grupo em Perspectiva”, deseja-se evidenciar o trabalho de mediação realizado pelo monitor e os procedimentos utilizados para atenuar os desafios surgidos com o ensino remoto, além de reforçar o papel da monitoria na formação do discente. Diante do cenário pandêmico causado pelo covid-19, as atividades presenciais deram lugar aos encontros online. A apropriação das ferramentas emergentes desse novo formato efetivou-se nas chamadas de vídeo, para a realização das aulas, e na criação de grupos em aplicativos de trocas de mensagens, onde o monitor pôde atuar diretamente em contato com a turma, exercendo um papel de mediador do conhecimento, propondo indagações e questionamentos a respeito dos textos e matérias debatidos em aula. Para Gasparin (2007) a mediação implica na releitura, reinterpretação e ressignificação do conhecimento. Na prática, o monitor vivenciou tais ações, propondo aos colegas outras possibilidades de estudo e de relação com o conhecimento. Em diálogo constante com a orientadora, pôde refletir sobre os desafios do ensino remoto: como mobilizar a participação da turma no formato online? Como instigar a participação nas aulas ou a leitura dos textos? Quais ferramentas e metodologias podem propiciar uma aula mais dinâmica? Partindo desses questionamentos, estratégias foram traçadas: a produção de slides e podcasts como material complementar; dinâmicas envolvendo perguntas disparadores sobre os textos debatidos em aula etc. Transitando entre a discência e a docência, o monitor pôde perceber na bolsa PID algumas propriedades da prática docente, o que o aproxima do “ser professor” e o coloca numa linha mais horizontal e colaborativa com seus futuros alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência