AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DO PID NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Autores

  • Paulo Sergio Oliveira Coelho da Silva Junior
  • Kelly Maria Gomes Menezes

Resumo

O presente resumo é resultado do trabalho de monitoria desenvolvido no Programa de Iniciação à Docência (PID), no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), cujo foco é contribuir com o processo formativo dos graduandos permitindo ampliar os espaços de ensino-aprendizagem e estimular o interesse pela carreira docente. O objetivo deste resumo consistiu em identificar as repercussões do PID em nível nacional e suas contribuições para a formação docente por meio de trabalhos científicos desenvolvidos em cursos de mestrado e doutorado em educação no Brasil. Como metodologia foram realizadas buscas virtuais na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerada uma ferramenta segura na obtenção de dados de pesquisas realizadas. A primeira busca foi realizada com o termo Programa de Iniciação à Docência e, posteriormente, Iniciação Docente. Por meio da análise dos resumos tivemos enfoque em duas produções que abordavam sobre Iniciação à docência como política de formação de professores e as implicações de programas dessa natureza na formação inicial de pedagogos. Como resultados, foi possível constatar, de acordo com Roncon (2018), que alunos participantes de Programas de inserção profissional possuem uma formação mais próxima da realidade. Moura (2016), por sua vez, relata que os programas de formação docente auxiliam para uma construção mais fundamentada da identidade docente. Assim, podemos concluir que o PID como programa de formação de professores oferece aos cursos de licenciaturas, portanto, aos docentes em formação, aportes significativos para uma formação docente de qualidade, proporcionando aos estudantes uma sólida relação teórico-prática, por meio da qual poderão se preparar para os desafios que permeiam a profissão do professor.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência