AS DIFICULDADES E CONTORNOS DO ENSINO EAD DE QUÍMICA NA UFC

Autores

  • Caio Victor de Sousa ThomÁs
  • Cristiane Pinto Oliveira

Resumo

A pandemia provocada pelo vírus Covid-19 ocasionou modificações no cotidiano da população global, que, por segurança, tornou o dia a dia mais incluso em suas próprias residências, afetando demasiadamente as instituições de ensino, que tiveram como solução o ensino a distância. Foi um grande desafio para os professores se adaptarem a esses métodos, pois trazem algumas dificuldades como novos métodos avaliativos, mudanças na rotina, dificuldades financeiras, dificuldade de contato com os professores, formas de ensino, principalmente para áreas que envolvem atividades práticas, tendo como exemplo a química, que foi a disciplina, da Universidade Federal do Ceará, avaliada para o presente estudo, sendo mais específico, uma cadeira para os alunos de engenharia. Foram analisadas as dificuldades e os resultados dos métodos de contorno, que incluíram a utilização de plataformas digitais que pudessem unir ferramentas necessárias, como aulas de laboratórios gravadas, contatos mais frequentes dos monitores, avaliações mais prolongadas, aplicações de simulados, entre outros. Tais métodos foram pensados e elaborados pelos professores, e parte dos resultados foram obtidos a partir de pesquisas respondidas pelos monitores e pelos alunos, neste caso os alunos do curso de Engenharia Mecânica, sendo que um deles teve a oportunidade de estudar a mesma disciplina remotamente e presencialmente. A conclusão foi, que apesar das adversidades, a partir das ferramentas e adaptações, o ensino remoto teve um bom rendimento e vantagens, contornando, na condição atual, a maioria dos problemas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência