AS DISCIPLINAS DE CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Matheus Almeida Silva Linhares
  • Vinicius Marques Moreira
  • Rafael de Souza Holanda Valoes
  • Tulio Luiz Banja Fernandes

Resumo

A disciplina de biomecânica no curso de educação física possui grandes desafios para o aluno de graduação. Além de conteúdo bastante extenso para sua cargo horária requer o conhecimento de física (mecânica) aplicado ao movimento humano. A disciplina além de contar com conceitos da mecânica clássica solicita ao aluno a resolução de problemas utilizando cálculos matemáticos para entender o movimento humano esportivo sobre as leis da mecânica clássica. No ano de 2020 por causa da pandemia de COVID-19, grande parte das aulas presenciais incluindo as aulas práticas não foram realizadas nesse ano. A solução encontrada foi disponibilizar conteúdos extras na internet para fixar o conteúdo ministrado em aulas síncronas. No ano de 2020.1 cerca de 56 alunos se matricularam na disciplina de biomecânica com uma taxa de desistência de 18% e apenas uma reprovação por média. 55 alunos se matricularam na disciplina de cinesiologia com uma taxa de desistência de 11% e apenas duas reprovações por média. O acesso ao conteúdo foi medido no canal do YouTube e através de relatórios da página apresentados pelo canal. As métricas utilizadas foram? (a) número de inscritos em cada mês; (b) visualizações; (c) Minutos assistindo; (d) marcações como gostei; (e) compartilhamentos. Em oito meses de canal houve mais de 4000 visualizações, trinta e seis vezes a mais do que o número de alunos matriculados na disciplina. 70 inscritos e uma média de horas assistidas mensal de 685 horas. Concluímos que utilizar um canal para hospedar o conteúdo das disciplinas foi uma estratégia Bem-sucedida. Esse modelo servirá como material auxiliar da disciplina e em conjunto com retorno das aulas presenciais, e será uma forma de minimizar a desistência dos alunos na disciplina, a evasão no Curso de educação física.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência