AS LISTAS DE EXERCÍCIOS COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA AC0476-PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA

Autores

  • Beatriz Zamboti
  • Niédja Goyanna Gomes Gonçalves
  • Yago Lourenço de Carvalho
  • Joana Nogueira dos Santos de Souza
  • Joana Darc Araújo Mesquita
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

A disciplina Princípios de Entomologia Agrícola, do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará-UFC, aborda em seu conteúdo programático o estudo dos insetos, destacando-se, dentre aqueles assuntos: Anatomia Externa, Biologia, Taxonomia e Fisiologia dos Insetos, sendo os insetos de demasiada importância ecológica e agrícola. Nesse trabalho, objetivou-se enfatizar a importância de uma das ferramentas de ensino-aprendizagem, dentre as muitas utilizadas pelo professor, as listas de exercícios, como forma de fixação, aplicação dos assuntos estudados e confiança, aos alunos, quanto aos conteúdos ministrados na referida disciplina, uma vez que, nesse período de ensino remoto ou ensino a distância, surgiram muitos obstáculos e dificuldades na compreensão do que foi lecionado. Realizou-se a aplicação das listas no semestre 2020.1, via remota, através do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas-SIGAA, contemplando-se, em cada lista, sequencialmente, um conteúdo os quais foram: Morfologia Externa, Taxonomia, Biologia e Anatomia Interna dos insetos. Com base nos dados levantados, através de um questionário avaliativo sobre o material utilizado, 100% dos alunos sentiram-se mais confiantes e conseguiram organizar melhor seus estudos quando houve materiais de revisão/exercícios, 85% dos alunos constataram que as listas de exercícios ajudaram nos estudos, 65% dos alunos avaliaram o recurso com a maior nota. Evidencia-se, portanto, o valor das listas de exercícios, na disciplina Princípios de Entomologia Agrícola, como instrumento de ensino-aprendizagem, percepção, viabilização, síntese do conteúdo ministrado, principalmente, no ensino remoto ou ensino a distância.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência