AS MUDANÇAS QUE IMPACTARAM NOS TRABALHOS DE MONITORIA DAS ATIVIDADES REMOTAS DO PLANO PARTICIPAR E INCLUIR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FACED/UFC)

Autores

  • Lana Mateus de Sousa Carneiro
  • Amanda Nepomuceno Rodrigues
  • Adriana Eufrasio Braga

Resumo

Com a chegada da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais precisaram ser suspensas em todo mundo. Algumas instituições logo retomaram suas atividades de forma remota, enquanto outras aguardaram para dar seguimento ao seu funcionamento, também de forma remota. A Faculdade de Educação (FACED) optou por seguir o plano emergencial Participar e Incluir, elaborado por meio de um questionário feito aos discentes. Elaboramos esse trabalho com a intenção de apresentar os impactos sofridos com a mudança de formato pedagógico a partir da visão das monitoras de Estatística Aplicada à Educação do curso de Pedagogia Noturno da FACED. Alinhadas com o plano Participar e Incluir, as monitoras, junto com a professora da disciplina, elaboraram um documento para fazer um acompanhamento dos alunos. O documento foi feito a partir de um curto questionário enviado via Whatsapp, onde os alunos relataram como estava sua saúde, se havia casos de Covid-19 no bairro onde moravam e se estavam conseguindo manter uma rotina. Após isso, deram início as aulas e notou-se uma mudança na monitoria, enquanto antes a assistência era dada durante as aulas, naquele momento passou a não ter um horário fixo, nem dia da semana para ser solicitada. Observou-se como pontos positivos a flexibilidade — visto que tínhamos acesso às aulas gravadas — e a obtenção de experiência em uma nova modalidade de ensino. Já como pontos negativos, é importante destacar que as monitoras não tinham um horário fixo para auxiliar os alunos, estes ocorriam principalmente em finais de semana e em horários inoportunos; além disso, foi notado que algumas dúvidas eram mais difíceis de serem sanadas por meio do Whatsapp, visto que a maioria solicitava explicações de cálculos que não eram possíveis serem feitas por mensagem ou áudio. Sendo assim, consideramos como uma opção para o plano de acompanhamento do semestre uma determinação de horários para tirar dúvidas, tanto nos dias de aulas síncronas como nos de aulas assíncronas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência