AS PLATAFORMAS DIGITAIS COMO AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINO E AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE RÍTMICA E DANÇA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Adriano Silva Patricio
  • Luiz Fernando Souza Veras
  • Sarah Brito de Morais
  • Amanda Boa Sorte Monteiro
  • Marcos Antonio Almeida Campos

Resumo

As disciplinas de Formação Rítmica e Dança do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), acontecem de forma presencial. Com a ocorrência de uma pandemia, no início do semestre 2020.1, os docentes e discentes tiveram que se adaptar ao ensino a distância (EaD), assim, seus processos de ensino teórico e prático foram alterados. Com isto, este resumo deve apresentar o processo de adaptação do presencial para o virtual (EaD) e apontar os processos avaliativos nas disciplinas de Formação Rítmica e Dança. Para isso, os conteúdos teóricos (slides, textos e outras mídias) foram digitalizados e repassados através do SIGAA. Foram usadas as plataformas: Meet, WhatsApp, Instagram, Youtube, E-mail (Gmail), que auxiliaram o processo de ensino nas disciplinas de Formação Rítmica e Dança do Curso de Educação Física da UFC. A plataforma de reuniões Meet (Google) usada como ferramenta de ensino na qual o professor foi o mediador do conteúdo e os Monitores do Programa de Iniciação à Docência (PID) auxiliares no processo de ensino. O WhatsApp, foi o instrumento direto de contato entre monitores e alunos, no qual foram possíveis as trocas de experiências, os debates sobre conteúdos e a resolução de dúvidas sobre trabalhos e avaliações. As plataformas Instagram e Youtube foram meios de compartilhamento de conteúdos abordados de forma dinâmica através de lives com profissionais de diversas áreas, incluindo as de Rítmica e Dança. O E-mail (Gmail), usado como ferramenta de recebimento de trabalhos e avaliações das disciplinas, onde o professor ao receber, avaliou e respondeu os alunos sobre cada um dos trabalhos. O processo de avaliação se deu por meio de resenhas críticas feitas a partir das lives (ligadas aos conteúdos das disciplinas) que aconteceram no Instagram e de um trabalho final em vídeo, onde os alunos criaram uma performance a partir dos conteúdos aprendidos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência