ASPECTOS DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA SEGUNDO OS DISCENTES
Resumo
Introdução:A pandemia de COVID-19 impôs um cenário atípico, desafiador e sem precedentes para docentes e discentes que tiveram de reformular a realização do Ensino, componente do tripé acadêmico da Universidade.Objetivo:Descrever a avaliação discente em relação a disciplina de Assistência Básica à Saúde da Gestante em regime de Ensino a Distância.Metodologia:Foi desenvolvido um questionário na plataforma Formulários Google com afirmativas graduadas de 1 à 5, sendo 1 discordo totalmente (ou péssimo) e 5 concordo totalmente (ou excelente).Os quesitos avaliados foram eficiência, praticidade, acesso e satisfação do aluno em relação a metodologia utilizada na disciplina.A qualidade e adesão das estratégias adotadas, o apoio dos professores e a monitora da disciplina também foram avaliados.Um espaço opcional foi designado para feedback subjetivo.Resultados:O questionário foi enviado para 84 alunos e foram avaliadas 49 respostas de estudantes do período de 2020.1.Quando questionados sobre a eficiência em cumprir os objetivos do ensino do conteúdo abordado, 71,4% concordaram parcial ou totalmente.Cerca de 71,5% concordaram parcial ou totalmente que as estratégias aplicadas na disciplina foram práticas.Quando questionados sobre o nível de qualidade, 71,4% apontaram como bom ou excelente.Em torno de 59% dos estudantes concordaram totalmente quanto à metodologia ser acessível.E quando inquiridos quanto ao apoio dos professores e da monitora, 87,8% e 91,2% dos alunos reconheceram como bom ou excelente, respectivamente.Conclusão:A metodologia de ensino a distância da disciplina ABS 5 foi muito bem avaliada pelos alunos.Em vista disso, é imprescindível reconhecer a importância do feedback dos discentes, associado à dedicação dos professores e monitores durante todo o processo de adaptação da metodologia EaD, a fim de garantir a adesão, a satisfação e a adoção de estratégias eficientes, práticas, de boa qualidade e amplo acesso, respeitando o que está previsto no plano pedagógico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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